O Braço é a região do membro superior entre o ombro e o cotovelo. Temos nessa região o Úmero, osso longo e dividido em diáfise (região central) e metáfises (extremidades, proximal e distal), articulando-se com a escápula (ombro), e com o rádio e a ulna (cotovelo). Trataremos neste post sobre as fraturas diafisárias e as fraturas distais (Cotovelo).
As fraturas do úmero ocorrem mais comumente em 2 grupos de pacientes, pessoas jovens após traumatismos de grande energia (acidentes automobilísticos ou esporte) e em pessoas idosas após queda da própria altura. Clinicamente, podemos observar os seguintes sintomas: dor; edema; equimose; deformidade no braço e incapacidade de movimentação. É importante avaliar a presença ou não de lesão do nervo radial. Nas fraturas do úmero distal (cotovelo) não se encontram, normalmente, lesões nervosas.
As Radiografias Simples do braço são suficientes para o diagnóstico das fraturas do Úmero e Cotovelo. Em alguns casos pode-se lançar mão das Tomografias Computadorizadas e/ou das Ressonâncias Magnéticas, mais específicos onde exista a necessidade de avaliar alguma outra estrutura. Nos casos onde temos a lesão do nervo radial, a Eletroneuromiorafia pode ser solicitada.
O tratamento preferencial das fraturas do úmero é o não cirúrgico, sendo iniciado a imobilização gessada, e posteriormente pode ser usada a Órtese de Sarmiento. Mais de 90% das fraturas consolidam com mínima deformidade residual, sem repercussão na mobilidade do ombro ou do cotovelo.
O tratamento cirúrgico está indicado em fraturas do cotovelo (distais, por serem articulares); nas vítimas de politraumatismo com múltiplas fraturas; obesos; fraturas expostas; fraturas associadas a tumores ou a lesões nervosas e/ou vasculares; em pacientes que não toleram o tratamento não cirúrgico ou aqueles que querem uma reabilitação mais rápida.
Leave a reply
Vcs poderiam me indicar aonde fazer uma ortese de umero sob medida em São Paulo ??
ReplyVcs poderiam me indicar aonde fazer uma ortese de umero sob medida em São Paulo ??
Reply