Metatarsalgia é uma dor que acomete a região anterior aos dedos, que ocorre em casos de muita pressão durante o caminhar. Os metatarsos são ossos localizados na parte média do pé e são responsáveis pelo apoio da ponta do pé, junto com os dedos.
Na metatarsalgia ocorre uma sobrecarga muito grande nas cabeças dos metatarsos (região anterior), que pode levar a inflamação, dor, inchaço e até a fraturas por estresse. Acomete mais comumente o segundo e terceiro metatarsos, frequentemente está acompanhada de calosidades e piora ao andar descalço. Não é uma condição muito grave, mas pode levar a algumas limitações nas atividades normais por causa da dor.
Pessoas que caminham longas distâncias e são mais ativas estão mais suscetíveis a essa patologia, assim como o uso de saltos também pode desencadear dor na região, pois joga o peso do corpo para frente e aumenta a carga e as pressões nos metatarsos.
CAUSAS DA METATARSALGIA
Os principais fatores de risco da metatarsalgia estão relacionados ao aumento de pressão na região anterior do pé, que pode acontecer por diversos motivos: Calçados de salto alto e bico fino (jogam o peso do corpo para frente, usam como apoio principal a cabeça dos metatarsos, aumentando muito as pressões na região); Atividades físicas de alto impacto e longas caminhadas (por aumentar a sobrecarga); Excesso de peso; Pés cavos (elevam muito o arco do pé, diminuem a área de contato do pé com o solo e sobrecarregam as cabeças dos metatarsos); Deformidades nos pés (dedos em garra, hálux valgo, etc) que são alterações na anatomia normal dos pés e que podem aumentar a pressão nos metatarsos durante a caminhada.
SINAIS E SINTOMAS DA METATARSALGIA
A metatarsalgia normalmente tem início progressivo e começa com dores leves na região da ponta do pé, muito frequentemente é acompanhada de calosidades (pelo aumento da pressão exercida no local), e o agravamento da dor pode ocasionar inchaço e vermelhidão local. O diagnóstico é essencialmente clínico e pode ter relação com o Neuroma de Morton.
TRATAR E PREVENIR A METATARSALGIA
Para tratar e prevenir o aparecimento da metatarsalgia, o paciente precisa mudar os hábitos que causam o aumento de pressão nos metatarsos e curar a dor com a correção dos calçados (Reeducação quanto ao uso de saltos); Reduzir a carga de exercícios e atividades de alto impacto; Perder peso para sobrecarregar menos o pé; Fazer fisioterapia, que possui alguns recursos para auxiliar na melhora dos sintomas, além de aperfeiçoar a maneira de andar, a mobilidade e o apoio dos pés; Usar palmilhas Pés Sem Dor (redistribui a pressão sobre os metatarsos para o pé); e o uso de medicamentos para a dor.
Leave a reply
Mesmo sem fazer atividades que forcem o pé,sempre colocando gelo no pé e alongando mas a dor nunca acaba,vai e volta,oque fazer?
ReplyBom dia.
ReplyTemos a opção de usar palmilhas que ajudam no alívio da dor.