• 09 MAR 19
    • 0
    Tumorações da Mão

    Tumorações da Mão

    Os tumores da mão, podem ser de origem óssea ou de partes moles, e são em sua maioria de caráter benigno. Qualquer nódulo ou inchaço anormal na mão ou no punho é considerado um tumor, e o termo não significa necessariamente que seja câncer. Os tumores podem ocorrer na pele (como um sinal ou uma verruga), sob a pele (nos tecidos moles) ou até mesmo no osso. Existem vários tipos de tecidos na mão (pele, gordura, ligamentos, tendões, nervos, vasos sanguíneos, ossos, etc.), e por isso existem muitos tipos de tumores que podem ocorrer, porém, apenas alguns deles são vistos frequentemente.

    cisto-sinovial

     

    Os tipos de tumores da mão e do punho são divididos em dois grandes grupos, os ósseos e de partes moles. Os de partes moles mais frequentes são os Cistos Sinoviais, Cisto Mucoso, Tumor de Células Gigantes, Lipoma, Cisto Epidermóide, Fibromas, Schwanoma, Tumor Glômico, Hemangioma. Os ósseos são o Encondroma, Encondromatose Múltipla, Osteocondroma, Cisto Ósseo, Osteoma Osteóide, Condrossarcoma, Sarcoma de Ewing, Metástases. Os de origem óssea se localizam mais comumente nos metacarpos e falanges, são de crescimento lento e insuflativos. Os de partes moles tendem a se localizar nas proximidades das falanges dos dedos e podem ser de origem sinovial (mais comum).

    Existem tumefações e alterações que podem simular tumores devido a várias causas, como: as traumáticas (hematoma, seroma, corpo estranho, etc); degenerativas (osteoartropatia, exostoses, etc); inflamatórias ou alterações do colágeno (doença reumatóide, sinovite, etc); infecciosas (abcessos, verrugas, etc); metabólicas (tufo gotoso, xantoma); e congênitas (hemangioma, osso anômalo, etc).

    Neste tópico falaremos dos Tumores mais comuns, que são os: Cistos Sinoviais ou Gangliônicos, Tumor de Células Gigantes, Cisto de Inclusão Epidérmica, Lipoma.

    Cistos Sinoviais ou Gânglions (50-70% dos tumores de mão) são o tumor mais comum na mão e punho, são vistos com frequência no punho, mas podem ocorrer na base dos dedos ou ao redor das articulações dos dedos. O cisto é normalmente preenchido com líquido, e pode ter consistência firme e são benignos. Existem várias opções de tratamento para um cisto, incluindo observação (não fazer nada), aspiração (perfurar com uma agulha) ou removê-lo cirurgicamente.

    cisto-sinoval

    O Tumor de Células Gigantes é o segundo tumor de mão mais comum. Ao contrário do cisto sinovial cheio de líquido, eles são tumores sólidos e não apresentam calcificações internas, também são benignos (não cancerígenos) e de crescimento lento. A maioria deles são palmares e mais comuns no sexo feminino. O tratamento existente é a ressecção cirúrgica e a recidiva não é incomum.

    unnamed1

    Cisto de Inclusão Epidérmica (8,4-10%) é benigno e se forma logo abaixo da pele, onde ocorreu algum corte ou perfuração. O cisto é preenchido com queratina, um material macio e ceroso. Mais frequentes na face palmar da mão e em trabalhadores manuais (por terem mais lesões). O tratamento é a ressecção cirúrgica do tumor.

    cistoepidermoide11

    O Lipoma, apesar de não ser o mais comum da mão, são os de origem mesenquimatosa mais frequentes. Respondem por 11,5-27% dos casos no Membro Superior. Mais comumente no sexo feminino e normalmente únicos, além de ser indolor. São divididos em superficiais e profundos, podendo gerar compressões nervosas, o que poderia gerar dores e parestesia.

    A-52-year-old-woman-presented-with-a-subcutaneous-lipoma-on-the-dorsum-of-the-left-hand_Q320

    Nos casos de compressão nervosa ou comprometimento funcional deve ser feita a ressecção cirúrgica, em casos assintomáticos podemos fazer o acompanhamento ambulatorial, porém a cirurgia pode ser recomendada para o envio do material para análise.

    lipoma_16897_l

    O diagnóstico dos tumores passam pelo exame físico e a revisão de seu histórico médico. As radiografias podem ajudar na avaliação dos ossos, articulações e até dos tecidos moles. Outros exames como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética podem ser feitos para ajudar a definir o diagnóstico. A biópsia são usados quando o cirurgião quer confirmar o diagnóstico, podendo realizar a retirada de toda a tumoração ou de parte da mesma (por agulhamento ou incisional).

    Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby featherDeixe um Comentário →

Deixe um Comentário

Cancelar Comentário

Photostream

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather