• 19 NOV 16
    • 0
    Artrose do Joelho

    Artrose do Joelho

    ARTROSE DE JOELHO (Desgaste de Cartilagem)

    A artrose do joelho é um processo de desgaste da cartilagem do joelho que afetará todas as pessoas com o passar dos anos, mas nem todo mundo notará, pois fatores como peso, tipo de trabalho, atividade física, podem acelerar ou retardar a artrose.

    artrose-avancada-joelho1

    Existem várias formas de tratamento , que dependem cada fase do desgaste:

    FASE INICIAL

    A pessoa sente apenas um cansaço nos joelhos, com algum grau de inchaço no fim do dia e pouco incômodo aos esforços.

    Tratamento: Fisioterapia e medicação para alívio de dores, redução de peso e atividade física (orientada e com cuidados, sem esportes de salto, hidroginástica, etc).

    FASE DE DOR DIÁRIA

    A pessoa já percebe rangido no joelho, sente calor nos joelhos e não suporta caminhar muito ou ficar muito tempo de pé.

    Tratamento: Fisioterapia, já se adiciona medicação à base de condroprotetores ou colágenos (que auxiliam na prevenção do processo de desgaste). As mesmas medidas de redução de peso e atividade física devem ser seguidas, com um maior cuidado nas atividades.

    FASE COM INCHAÇO PERMANENTE

    Nesta fase o joelho permanece inchado durante grande parte do tempo, podendo ter algum grau de deformação. As dores já são mais intensas, muitas vezes prejudicam atividades simples do dia a dia (preparar o almoço, passar roupa, fila de banco, etc).

    Tratamento: Nesta fase iniciamos o repouso e limitação das atividades com repouso. Todos os tratamentos já previamente descritos podem ser lançados e existem medicações chamadas de Viscosuplementação (substituem a “baba” das articulações e ajudam na recuperação da cartilagem articular). Associamos também outras formas de analgesia, como a Acupuntura.

    como-identificar-e-tratar-a-artrose-no-joelho-facebook

    FASE COM DEFORMIDADE E DOR INCAPACITANTE

    É o ultimo estagio evolutivo da artrose e o paciente já alterou totalmente seu dia-a-dia. Estes são os casos que normalmente evoluem para a necessidade de artroplastia do joelho, a conhecida Prótese de Joelho.

    Tratamento: A cirurgia consiste em retirar a parte do joelho que causa toda dor e deformidade (cartilagem) e colocar no lugar um implante metálico no local. A cirurgia hoje em dia já está bastante comum, apresentando ótimos resultados.

    Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby featherDeixe um Comentário →

Deixe um Comentário

Cancelar Comentário

Photostream

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather