• 30 SET 16
    • 0
    Artrose

    Artrose

    A artrose ou osteoartrose é uma doença que acomete as articulações e promove o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos. O problema também danifica outros componentes articulares como os ligamentos, meniscos, a membrana e o líquido sinovial, etc. Na artrose a membrana sinovial passa a produzir o líquido com menor capacidade lubrificante, o que agrava ainda mais o desgaste.

    Quando os ossos estão sem a proteção da cartilagem, o atrito entre eles pode gerar dor, inchaço e limitação funcional. Ela pode se manifestar em qualquer articulação, mas é mais comum nas mãos, coluna, joelhos e quadris. A doença não apresenta cura, devendo realizar o acompanhamento para melhora do quadro de dor e a prevenção da evolução da doença.

    Existem componentes genéticos na causa do problema, além de fatores como a sobrecarga ou peso, esforços, etc.  Por isso quem tem histórico familiar, está acima do peso ou não realiza nenhuma atividade física deve ficar atento. A artrose pode se manifestar precocemente, apesar do habitual ser ela se manifestar com o passar dos anos.

    Os tratamentos podem retardar a progressão da doença – alguns medicamentos têm essa proposta, além de aliviar a dor e melhorar a função articular. O fortalecimento muscular das articulações podem prevenir a evolução da doença, por prevenir a maior sobrecarga nas articulações.

    download

     

    Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby featherDeixe um Comentário →

Deixe um Comentário

Cancelar Comentário

Photostream

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather