• 03 NOV 14
    • 0
    Bursite

    Bursite

    O QUE É BURSITE?

    A bursite é a inflamação de uma bolsa sinovial (a bursa, palavra que vem do latim), que é um saco membranoso revestido por células. Ela pode ou não se comunicar com as membranas sinoviais das articulações. A função desta bolsa é evitar o atrito entre duas estruturas (por exemplo, tendão e osso ou tendão e músculo) ou proteger as proeminências ósseas. As bursas estão localizadas próximas a articulações; como o ombro, quadril, cotovelo, joelho, etc. Qualquer processo inflamatório nestes tecidos moles receberá o diagnóstico de bursite. Porém existe uma grande quantidade de patologias que podem ser confundidas com as bursites, principalmente nos ombros, onde é comum que todas as dores sejam atribuídas as mesmas, levando ao diagnóstico errado e tratamento inadequado.

    Os principais sintomas são dor, limitação de movimentos, edema e inflamação local (calor).

    As principais causas de bursites são: traumatismos, infecções, lesões por esforço, uso excessivo das articulações, movimentos repetitivos, artrite (inflamação das articulações) e gota (depósito de cristais de ácido úrico na articulação).

    As bursites no ombro abrangem na verdade um grupo grande de patologias; como a síndrome do impacto, lesões do manguito rotador, capsulite adesiva do ombro, tendinite bicipital, discinesia escapular, etc. Estas quando não diagnosticadas podem evoluir sem melhora do quadro, pelo tratamento inadequado que receberá, impedindo a realização de várias atividades.

    O tratamento das bursites é feito baseado em várias informações, que obtemos através de exames como radiografia, ultrassonografias e ressonâncias magnéticas; e pode set feito com medicações anti-inflamatórias, analgésicas, algumas orientações quanto postura e trabalho, fisioterapia e em alguns casos a cirurgia.

    Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby featherDeixe um Comentário →

Deixe um Comentário

Cancelar Comentário

Photostream

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather