• 12 ABR 19
    • 0
    Epicondilite Medial

    Epicondilite Medial

    A Epicondilite Medial, ou Cotovelo do Golfista, é a alteração dos tendões dos flexores do punho, na região medial do cotovelo; a causa é geralmente uma atividade que envolve uma flexão intensa e repetida do pulso em direção à palma.

    cotovelo-anatomia8

    Geralmente acontece em pessoas que praticam musculação de forma muito intensa, agricultores e/ou jardinagem (esforços em um fim de semana), atividades não esportivas (como alvenaria, martelagem e tipagem), ou em pessoas que praticam alguma atividade física de forma constante ou repetitiva (golfe, lançamento de dardos, futebol americano ou beisebol).

    Medial-F3

    Os sintomas da epicondilite são dores no cotovelo na região mais interna (com o braço está esticado e a mão virada para cima), que pode se manifestar em todo o tempo mas geralmente piora aos esforços (golfe, musculação, apertar parafusos ou qualquer movimento parecido), falta de força (segurando copo de água, abrir uma torneira, ou num aperto de mãos), e sensação de formigamento no antebraço ou nos dedos.

    Principal_2048x2048

    O diagnóstico é baseado nos sintomas e na história do paciente, que já nos fornecem boa indicação da causa das dores. Os exames de imagem são importantes para confirmar a doença e afastar diagnósticos diferenciais (como lesão do ligamento colateral medial, neurite da ulna, fratura e distensão muscular). A Radiografia simples, Ultrassonografia e Ressonância Magnética são os exames mais utilizados; porém em alguns casos a Eletroneuromiografia pode ser solicitada.

    epicondilite_medial-2

    O tratamento passa por descanso/repouso, o uso de pomadas anti-inflamatórias e gelo. Quando estes tratamentos não surtem o resultado necessário a fisioterapia pode ser indicada com exercícios de fortalecimento e alongamento para ajudar a prevenir a recorrência da lesão. Raramente é necessária uma intervenção cirúrgica para os casos de Epicondilite Medial.

    epicondilite_medial_arremesso

    Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby featherDeixe um Comentário →

Deixe um Comentário

Cancelar Comentário

Photostream

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather