• 01 NOV 19
    • 0
    Fratura da Mão

    Fratura da Mão

    A mão é o segmento final do Membro Superior, dividida em 3 segmentos: carpo (punho), metacarpo (palma da mão) e falanges (dedos). O Carpo é formado por 8 pequenos ossos que se articulam de forma coordenada e precisa. O Metacarpo é formado por 5 ossos que ligam os ossos do Carpo as Falanges. As Falanges são em número de 3 em cada dedo, com exceção do polegar, que só possui 2 falanges. Entre as principais funções da mão nós temos o mecanismo de preensão (fundamental para manusear os nossos objetos do dia a dia). As Fraturas do Metacarpo e da Falange são comuns, e correspondem a 10% de todas as fraturas.

    1

    Os traumas esqueléticos sofridos pela mão são muitos variados, podendo ser provenientes de muitos mecanismos. As lesões com sobrecarga axial frequentemente ocorrem durante esportes que utilizam bolas ou movimentos bruscos nas atividades cotidianas, como ao tentar segurar um objeto que cai. Outros mecanismos frequentes são o esmagamento e as amputações traumáticas, muito relacionadas a acidentes de trabalho. Outro mecanismo que vale a pena destacar são as fraturas ocasionadas por mordedura de animais.

    2ow8zs6hzl2ajljinzcfh2k5u

    As principais queixas são dor, edema (inchaço), hematoma/equimose (mancha de coloração roxa, por extravasamento de sangue) e deformidade, além de incapacidade de mobilizar a mão. Em alguns casos, os traumas são tão graves, que existe exposição óssea ou até mesmo ocorre a amputação de algum dedo. Além da história clínica e do exame físico, a utilização de alguns exames de imagens auxilia no diagnóstico e no planejamento da conduta terapêutica. A radiografia (Raio X) é o exame mais acessível e o mais utilizado para essa finalidade.

    Mão_3

    O tratamento pode ser realizado de maneira Conservadora (com algum tipo de imobilização) ou Cirúrgico. A escolha do tipo de tratamento vai depender principalmente da gravidade da lesão (tanto óssea como das partes moles – pele, músculos, etc); desvios da fratura e estabilidade.

    fratura-de-falange-proximal-3dedo-fixado-com-parafuso

    Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby featherDeixe um Comentário →

Deixe um Comentário

Cancelar Comentário

Photostream

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather