• 03 NOV 14
    • 0
    Fraturas do Ombro

    Fraturas do Ombro

    O ombro é uma articulação formada por três ossos: a escápula, a clavícula e o úmero. As mais importantes fraturas que acometem o ombro são as da clavícula e as do úmero, respondendo pela grande maioria delas. O ombro exige um tratamento de excelência, pois alguma limitação do ombro pode limitar também todo o membro superior (braço, mão, etc).

    As fraturas da clavícula possuem maior incidência em crianças até adultos jovens, enquanto as fraturas do úmero ocorrem com maior freqüência em duas faixas diferentes: em idosos devido ao osso osteoporótico (pequenas quedas ou acidentes) e outra em adultos jovens, devido a traumas de maior energia, principalmente os acidentes automobilísticos e a violência urbana.

    O diagnóstico para as fraturas do ombro é baseado na história do trauma, com detalhamento do acidente e local do trauma; exame físico, com visualização durante o mesmo de deformidades e impossibilidade da movimentação do mesmo e exames de imagem, onde as radiografias simples são suficientes na maioria das vezes, porém pode-se lançar mão de tomografias computadorizadas e ressonância magnética para realização de um melhor estudo e melhor indicação para o tratamento da mesma. É muito importante para o bom tratamento do ombro o conhecimento aprofundado da anatomia do mesmo, para evitar consolidações viciosas do mesmo (osso “colado” erroneamente), por isso bom profissional são fundamentais para o tratamento, qualquer que seja ele.

    O tratamento das fraturas pode ser conservador, com imobilização por um período de tempo; ou cirúrgico, se utilizando de materiais específicos para este fim. Após esse período inicial, com cirurgia ou não, faz-se a continuação do mesmo com fisioterapia. Durante todo o tratamento associam-se medicações para evitar dores. Resultados de tratamentos ineficientes levam a ombros dolorosos, com limitação funcional e desviados após a consolidação, diminuindo sensivelmente a qualidade de vida do paciente. Os tratamentos conservadores necessitam de mais tempo, porém quando bem indicados levam a excelentes resultados.

    O ombro é uma articulação importantíssima e deve ser avaliada com todo cuidado, para ampla resolução do quadro e manutenção da mobilidade. Procure o especialista em ombro, tanto para avaliação das fraturas como para melhor resolução do quadro.

    Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby featherDeixe um Comentário →

Deixe um Comentário

Cancelar Comentário

Photostream

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather