• 27 NOV 16
    • 0
    Lesão de Menisco do Joelho

    Lesão de Menisco do Joelho

    OS MENISCOS E A LESÃO

    Os meniscos (plural de menisco) são cartilagens em forma de C em ambos os lados da articulação do joelho. Os meniscos são como amortecedores e mantêm o joelho estável.

    As lesões de menisco geralmente ocorrem geralmente quando uma pessoa sofre uma entorse do joelho, enquanto o pé fica fixo no mesmo lugar. Este movimento é comum em esportes como futebol, basquete e tênis. O menisco enfraquece com a idade, por isso mesmo um simples movimento como ficar agachado pode causar uma lesão de menisco com o passar da idade (degenerativo).

    joelho

    SINTOMAS

    Dor na articulação, região anterior ou lateral do joelho, com edema (inchaço). Alguns pacientes relatam o fato do joelho ficar travado em uma posição e de ouvir um estalo no momento da lesão, ficando, as vezes, impossibilitado de dobrar ou estender a perna completamente (travamento).

    DIAGNÓSTICO

    O médico examina o joelho e procura susceptibilidade à dor ao longo da linha da articulação. Ele movimentará o joelho em várias direções e isso talvez cause dor sobre a superfície do menisco lesionado. Radiografias podem ser solicitados para constatar possível lesão nos ossos do joelho, porém a ruptura do menisco não irá aparecer. As ultrassonografias podem mostrar as lesões, mas não são os melhores exames para a visualização da lesão. A Ressonância Nuclear Magnética (RNM), por vezes, é o exame mais preciso para o seu diagnóstico.

    TRATAMENTO

    O tratamento para as lesões do menisco podem ser feitas com aplicação de compressas de gelo sobre o joelho para alívio das dores, perda de peso, uso de um travesseiro embaixo da perna para elevar o joelho, faixa elástica em volta do joelho para diminuir o edema, o uso de muletas, anti-inflamatórios ou analgésicos, prescritos pelo médico, fisioterapia ou cirurgia artroscópica (procedimento minimamente invasivo, a famosa “cirurgia a laser”). Fisioterapia e exercícios em casa para reabilitar o joelho são necessários após a cirurgia. A maioria das pessoas pode voltar ao seu nível normal de atividade cerca de um mês após a cirurgia.

    menisco_8

    COMO EVITAR AS LESÕES

    Infelizmente, a maioria das lesões do menisco ocorre em acidentes imprevisíveis. Entretanto, podem ser evitadas se o paciente mantiver a musculatura da coxa forte e alongada.

    Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby featherDeixe um Comentário →

Deixe um Comentário

Cancelar Comentário

Photostream

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather