• 02 DEZ 16
    • 0
    Lesão do Ligamento Cruzado Anterior do Joelho

    Lesão do Ligamento Cruzado Anterior do Joelho

    LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR E SUA LESÃO

    O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é um dos principais ligamentos do joelho, e com certeza o mais famoso devido ao número de lesões em praticantes de atividade física e esportistas profissionais. Antigamente conceituava-se o LCA como uma estrutura simples, , mas hoje sabemos que cada porção do LCA (ele possui duas) possui função própria, e parte do controle rotacional do joelho também é de responsabilidade do LCA.

    As lesões do LCA ocorrem normalmente após entorses do joelho durante a prática de atividade física, o fêmur e a tíbia “rodam” em direções opostas, torcendo as fibras do LCA, causando a sua ruptura, e consequente perda funcional.

    rompido

    SINTOMAS

    No momento da lesão é comum o paciente sentir e ouvir um estalido no joelho, o inchaço pode ser imediato devido ao sangramento intra-articular e a articulação ficar bloqueada. Por ser uma lesão de grau moderado a alto, podem ocorrer lesões associadas (meniscos, ligamentos colaterais, cartilagem, etc). Nos dias posteriores, o inchaço pode ceder, a sensação de dor e bloqueio diminuir, e o paciente sentir-se apto para retomar as atividades normais em sua vida. Neste momento, não havendo a estabilização oferecida pelo LCA, o joelho pode começaar a falhar e o paciente sentir falseios repetidos.

    DIAGNÓSTICO

    No exame físico do paciente o médico percebe “frouxidão ou instabilidade” do joelho, o que pode comprometer o joelho. As Radiografias não mostram as lesões do LCA. A Ressonância Magnética mostra as lesões do LCA e possíveis lesões associadas, além de mostrar as outras estruturas internas do joelho.

    TRATAMENTO

    Se o paciente apresentar pouca instabilidade, dor controlável, não tiver outras lesões graves e possuir a idade mais avançada, pode ser que os sistemas de adaptação do seu joelho estejam conseguindo manter a estabilidade e as lesões que ocorrem como complicações dos joelhos instáveis não ocorram pela idade avançada (pouco tempo para desenvolvê-las ou elas já estão presente). Este o paciente pode realizar o tratamento conservador inicialmente (medicações sintomáticas, fisioterapia e reforço muscular)

    Quando há instabilidade importante e/ou limitante, ou seja, as estruturas de apoio não suprem a ausência do LCA, e os paciente são mais jovens e/ou praticam atividade desportiva regular, seja profissionalmente ou não, este é um paciente em que a opção inicial já deve ser a cirúrgica, com a reconstrução artroscópica do LCA.

    lca08

    DICAS

    Procure um bom profissional; cuidado com a reabilitação; a fisioterapia pré-operatória caso não haja contra indicações, mantém a musculatura trófica, melhora a dor e assegura um arco de movimento normal do joelho; não tenha pressa (reabilitação do ligamento cruzado anterior leva seis meses, em média, e o retorno pleno ao esporte deve ser gradual); converse sempre com seu médico (a musculatura do membro afetado, principalmente a musculatura da coxa, sofrerá atrofia, não se assuste); hidroterapia ajuda muito nesta reabilitação, por diminuir a carga sobre o joelho; o fortalecimento deve ser continuado mesmo após a fisioterapia (a comunicação entre os profissionais da saúde é fundamental); e cuidado com a  ansiedade no retorno aos esportes.

    Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby featherDeixe um Comentário →

Deixe um Comentário

Cancelar Comentário

Photostream

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather