• 26 JUL 19
    • 0
    Lesão do Manguito Rotador

    Lesão do Manguito Rotador

    O Manguito Rotador é composto por quatro músculos: o subescapular, o supra-espinhal, o infra-espinhal e o redondo menor. Todos eles se originam na escápula e inserem-se nas tuberosidades da cabeça do úmero. Essas inserções musculares sofrem com o passar dos anos forças de cisalhamento (Síndrome do Impacto ou colisão do ombro), possuem uma diminuição da vascularização local e, associado a isso, ainda apresentam envelhecimento da musculatura (perda de resistência e força). Essas alterações levam ao rompimento desses tendões, causando dores e diminuição dos movimentos, além da diminuição da estabilidade do ombro.

    ortopedista-curitiba-ombro-dor-no-ombro-5B-1024x640

    Neer (1972, por muitos conhecido como Pai da Cirurgia do Ombro moderna) descreveu três fases evolutivas da síndrome compressiva do manguito, sendo a terceira fase conhecido como ruptura completa do músculo componente do manguito rotador, com algumas alterações ósseas típicas  radiografia.

    20161013_103222_opt

    O exame físico do paciente pode ajudar a diagnosticar lesões do Manguito Rotador, e este quando associado aos métodos/exames de imagem desenvolvidos no últimos anos, tornam cada vez mais precisos e precoces os diagnósticos, melhorando os resultados obtidos com os tratamentos. Até os anos 70 a 80, considerava-se que a dor e a impotência funcional do ombro fossem devidas a “bursite, reumatismo, mau jeito”, e que o tratamento não atingiria resultados satisfatórios, somente obtendo quando muito o alívio das dores. Sabe-se que a dor no ombro é a segunda maior queixa em incidência no consultório ortopédico e que metade delas são oriundas de problemas no Manguito Rotador.

    Sem título

    O quadro clínico se caracteriza por dor com piora à noite e crepitação – estalos no ombro, principalmente aos movimentos. Força muscular geralmente diminuída no lado envolvido, instabilidade da articulação glenoumeral (ombro mais anteriorizado e ascendido), limitação de movimentos e sinal do “braço caído” são algumas alterações que também podem ser encontradas.

    O diagnóstico é clínico e a confirmação por imagem A Radiografia auxilia no tratamento e diagnóstico, mas normalmente não confirma o diagnóstico. A Ultrassonografia ou Ressonância Nuclear Magnética são os exames de escolha para a confirmação do mesmo, a depender do que pretende ser visto em cada paciente.

    lesao_manguito_4

    Segundo a maioria dos autores modernos, uma ruptura do manguito rotador tem indicação cirúrgica tão logo o diagnóstico seja confirmado, já que não ocorre cicatrização dos tendões; sua cronicidade leva à retração dos músculos, aumentando as dimensões da lesão; a possibilidade de perda gradual da função motora na cintura escapular e o desenvolvimento de capsulite adesiva do ombro; a perda contínua de líquido sinovial do ombro (a famosa “baba”) pode determinar uma degeneração grave da superfície articular (artrose).

    Sem título.

    O tratamento com fisioterapia e medicação pode ser feito em pacientes que tem alguma rejeição a cirurgia ou em pacientes com mais idade, além dos casos em que a cirurgia está contra indicada. O tratamento cirúrgico pode ser aberto (cirurgia minimamente invasiva) com abordagens de 4-5 cm ou artroscópico (por video, ou popularmente chamada de cirurgia a laser). Os resultados obtidos com qualquer dos procedimentos tem sido satisfatórios, desde bem indicados pelo seu médico especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo.

    artroscopia-300x183

    Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby featherDeixe um Comentário →

Deixe um Comentário

Cancelar Comentário

Photostream

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather