• 07 DEZ 18
    • 0
    Lesão por Esforço Repetitivo

    Lesão por Esforço Repetitivo

    As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) são patologias onde os movimentos, repetidos em grande quantidade e em posição ergonomicamente incorreta, resultam no surgimento de patologias do sistema osteomuscular. As LER/DORT são denominadas como patologias específicas que afetam a integridade anatômica do indivíduo, consequentemente, da atividade laboral que exerce. Ambas acontecem nas falhas ergonômicas, causando tais patologias. Hoje em dia o termo DORT é o mais aceito.

    ler (1)

    Essas lesões causadas pela posição incorreta de trabalho, acabam afetando principalmente a região do membro superior (desde a área da cervical, passando pela cintura escapular e ombro, até punhos e mãos), mas podem acontecer em qualquer região do corpo. Devido ao grande número de estudos relacionados ao tema, recomenda-se que cada patologia seja estudada individualmente (paciente a paciente), e não generalizadas dentro de um grupo.

    Os sintomas mais comuns das LER/DORT são cansaço excessivo, desconforto após a jornada de trabalho, inchaço/edema, formigamento dos pés e das mãos  (a depender do local acometido), sensação de choque, dor e perda dos movimentos da mão.

    5122013165421

    Apesar de se pensar em LER/DORT apenas como alterações osteomusculares, alguns estudos evidenciam a grande relação dessas patologias associadas à ansiedade e depressão, estando ligada a situações onde o indivíduo apresente insatisfação pela atividade de trabalho, contribuindo para o aparecimento de patologias, necessitando assim de um acompanhamento interdisciplinar para alcançar a recuperação definitiva. É importante salientar que a patologia não gera incapacidade, mas sim diminuição de função, portanto conforme o tratamento vai sendo realizado, percebe-se grande melhora do quadro.

    tecl03

    Os tratamentos podem incluir procedimentos como imobilização com órteses por tempo determinado, fisioterapia com recursos analgésicos, utilização de medicação (analgésicas e anti-inflamatórias) e correção da ergonomia associado a diminuição do esforço repetitivo causador das dores.

    ler_01_por

    Os cuidados preventivos incluem modificações no posto de trabalho (adaptado ao paciente), ensinar os gestos de trabalho e técnicas que podem facilitar a execução dos movimentos necessários para o trabalho, prática de atividades físicas (fortalecimento da musculatura), manutenção de hábitos de vida saudável, ginástica laboral e massagens ou outras técnicas que possam auxiliar o trabalhador no alongamento da musculatura e relaxamento (tanto muscular como também da rotina diária de trabalho).

    ler_03_por

    Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby featherDeixe um Comentário →

Deixe um Comentário

Cancelar Comentário

Photostream

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather