• 09 DEZ 16
    • 0
    Lesões Multiligamentares do Joelho

    Lesões Multiligamentares do Joelho

    O QUE É?

    É a lesão de mais de um ligamento no joelho após um trauma de alta energia que atinja a articulação, como os que acontecem em acidentes de trânsito, quedas de grandes alturas e em esportes de maior contato como no futebol, nas lutas e futebol americano, etc.

    SINTOMAS

    Os sintomas na fase aguda são dor, derrame e incapacidade funcional no joelho. Já os sintomas crônicos são instabilidade da articulação, sensação de joelho solto e falseios, muitas vezes a lesão pode gerar a incapacidade da marcha-caminhada normal.

    lesao-multiligamentar-no-joelho

    DIAGNÓSTICO

    A possibilidade de uma lesão multiligamentar do joelho deve ser considerada sempre que o paciente tiver passado por um trauma de alta energia que atinja o joelho. O exame físico na fase aguda nem sempre é conclusivo, pois o paciente sente dor e dificulta os movimentos que médico deve realizar. Os exames de imagem – como raio-X e ressonância magnética – devem ser solicitados e podem ajudar no diagnóstico.

    A lesão ligamentar grave (as vezes chamada de luxação do joelho) pode estar associada a lesões de nervos e vasos ao redor do joelho. Por isso, é importante fazer uma investigação diagnóstica específica para proceder o rápido tratamento das lesões quando houverem, já que nos casos mais graves podem levar até a amputação do membro quando diagnosticadas tardiamente.

    TRATAMENTO

    O tratamento depende dos ligamentos, dos outros tecidos lesionados e do grau de instabilidade. Porém, na maioria dos casos, a solução é cirúrgica com o reparo e/ou reconstrução dos ligamentos e outros tecidos atingidos. A técnica empregada deverá ser discutida com o médico assistente.

    facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby featherDeixe um Comentário →

Deixe um Comentário

Cancelar Comentário

Photostream

facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather