• 02 SET 16
    • 0
    Os Exercícios Físicos

    Os Exercícios Físicos

    Os exercícios físicos podem ajudar a eliminar problemas ortopédicos e devem fazer parte da rotina diária de todos. Mas é preciso orientação profissional para realizá-los. Muitas pessoas no Brasil têm algum problema ortopédico, um desvio no eixo da coluna, dores nas pernas ou joelhos, uma inflamação nos ombros…

    As causas para esses problemas são múltiplas: Traumas e micro-traumas, excesso de peso, posturas incorretas, realização de tarefas repetitivas, etc; tudo isso pode causar lesões em músculos, ossos, ligamentos ou articulações. O ortopedista é o especialista a ser procurado, é ele quem pode identificar o que está acontecendo por meio de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, ele também pode indicar o tratamento mais adequado, nem sempre restrito a remédios e operações. Dependendo do caso, medicamentos e cirurgias são substituídos por exercícios físicos orientados por fisioterapeutas e profissionais de educação física. Entre as atividades mais indicadas estão o Pilates, o R.P.G. (Reeducação Postural Global), a hidroterapia ou academia aquática, academia – musculação, etc.

    atividade-fisica

    Sem contar que a obesidade e sedentarismo tem papel fundamental nas causas de dores e problemas ortopédicos, que podem limitar nossas atividades no dia a dia. Prevenir sempre é o melhor caminho, não devemos esperar os problemas surgirem.

    Toda pessoa interessada em praticar atividades físicas deve ser avaliada por um médico. A avaliação deve ser feita por um médico ortopedista ou médico com formação em medicina do esporte, por um médico cardiologista, e só depois iremos ao educador físico ou fisioterapeuta (dependendo da meta traçada).

    Quando associamos a atividade física com bons hábitos alimentares e um acompanhamento médico bem realizado, conseguimos não só quantidade de vida, como qualidade também.

    Estamos chegando ao fim do inverno, o verão vem aí e as academias e praças-parques da cidade, além do açude velho, estão repletos de atletas para se preparar e preparar o corpo para a estação mais quente do ano e que leva todos a vestir menos roupas e ficar mais expostos, mas sem o cuidado necessário podemos acabar perdendo a melhor época do ano por um problema de saúde, alguém quer arriscar?

    Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby featherDeixe um Comentário →

Deixe um Comentário

Cancelar Comentário

Photostream

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather