• 28 MAI 17
    • 0
    Osteoartrose do Quadril

    Osteoartrose do Quadril

    Assim como outras articulações que carregam o seu peso, os quadris podem estar em risco de desenvolver artrose ou “desgaste” (osteoartrose), que é a forma mais comum desta doença. Os ossos do quadril são revestidos por um tecido muito liso e macio, a cartilagem articular. Ela está nas extremidades de seus ossos e ajuda a sua articulação do quadril a deslizar suavemente, podendo desgastar.

    Causas

    Se há um histórico familiar da doença, o paciente torna-se mais suscetível. Outros fatores de risco incluem idade avançada, obesidade e alguma lesão que force a cartilagem do quadril. O desenvolvimento de osteoartrose pode também aparecer em pacientes fora dos fatores de risco.

    osteoartrose+quadril

    Sintomas

    O primeiro sinal pode ser um pouco de desconforto e rigidez na virilha, nádega, coxa ou quando você acordar pela manhã. As dores podem ser mais fortes quando o paciente estiver em movimento e devem melhorar quando em descanso. Se o paciente não receber tratamento para osteoartrose do quadril, a sua condição ficará pior e até em descanso não haverá alívio da dor. A articulação do quadril apresentará dificuldade de movimentos.

    Quando a cartilagem se desgasta completamente, os ossos esfregam-se diretamente uns aos outros, causando muita dor durante o movimento. A capacidade de girar, flexionar ou estender o quadril poderá ser perdida. Caso o paciente torne-se menos ativo, a fim de evitar as dores nos músculos que controlam sua articulação, há a possibilidade do paciente começar a mancar.

    Diagnóstico

    Um raio x de ambos os quadris será realizado para verificar se o espaço da articulação foi alterado, se osteófitos foram desenvolvidos ou outras anormalidades. Algumas vezes pode ser necessário realizar tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética.

    Tratamento

    É muito importante tentar definir a causa da artrose. Existem casos onde a causa pode ser tratada ou atenuado e com isso a osteoartrose pode ser desacelerada, como é o caso do impacto do quadril, diminuindo o desgaste entre os ossos da articulação.

    Enquanto não é possível reverter os efeitos da osteoartrose, o tratamento não cirúrgico precoce pode ajudar a evitar a dor, a incapacidade e a lenta progressão da doença. Se o paciente estiver em fases moderadas da osteoartrose do quadril, o primeiro tratamento pode ser: Repouso; Programa de fisioterapia de exercícios suaves e regulares; Natação – hidroginástica – bicicleta são exercícios recomendados para manter o funcionamento articular, melhorar a força e a amplitude do movimento;Uso de medicamentos (anti-inflamatórios não esteroides) para alívio da dor (apenas com receita médica). ; Perda de peso; Bengala ou muletas.

    Se o paciente estiver em fase avançada da osteoartrose, a articulação do quadril doerá no descanso noturno e/ou o quadril estará severamente deformado e encurtado. Nesses casos o médico poderá recomendar uma cirurgia de substituição de quadril, a prótese de quadril.

    20170316_163558

    Prótese

    A prótese de quadril é um excelente tratamento quando já não existe mais a cartilagem na articulação, com alto índice de satisfação dos pacientes. Esse procedimento irá curar a dor e melhorar a capacidade de andar. Após a cirurgia, o uso de muletas ou andador será necessário por algum tempo, conforme a musculatura do paciente. A reabilitação é muito importante para a recuperação total.

    facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby featherDeixe um Comentário →

Deixe um Comentário

Cancelar Comentário

Photostream

facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather