• 12 MAI 17
    • 0
    Osteoporose, como prevenir?

    Osteoporose, como prevenir?

    Voltando a nossa Coluna de Dicas de Saúde, vamos abordar um assunto bastante comum em Ortopedia, a Osteoporose.

    A Osteoporose é uma doença silenciosa, que pode trazer graves consequências. Uma pesquisa do National Osteoporosis Society apontou que a dieta é fundamental na prevenção do aumento de casos da doença.

    entenda-o-que-e-osteoporose-e-suas-causas-1-1-640-427

    Todo mundo deve buscar uma dieta rica em cálcio, principalmente quem tem fatores de risco para um quadro de osteoporose. Cerca de 2/3 do cálcio que ingerimos vem do leite e seus derivados, por isso é importante consumo dos mesmos. Três porções por dia (em média) bastam, de leite e derivados, para suprir nossas necessidades.

    Exercícios podem ajudar a prevenir a osteoporose?

    Quanto mais longe do sedentarismo, mais longe da osteoporose e de outros problemas de saúde estaremos. Mas nem todos os exercícios são indicados. Compressão abdominal e torções do tronco podem aumentar o risco de fraturas nas vértebras, principalmente nos pacientes que já possuem a osteoporose diagnosticada. Uma boa opção é a dança, por movimentar várias partes do corpo, sem carga, e desenvolver o equilíbrio, essencial para evitar quedas; além da dança a natação também pode conseguir bons resultados. Exercícios de impacto também são indicados e ajudam nesta prevenção.

    Outro fator importante é o hormonal, nossos ossos recebem forte influência do estrogênio, um hormônio feminino, mas que também está presente nos homens, só que em menor quantidade. Este hormônio ajuda a manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea.  Por este motivo, as mulheres são as mais atingidas pela doença, uma vez que, na menopausa, os níveis de estrogênio caem bruscamente, enquanto nos homens não ocorre esta queda. Com a queda, os ossos passam a se descalcificar e se tornam mais frágeis. De acordo com estatísticas, a osteoporose afeta um homem para  cada quatro mulheres.

    images

    A orientação a todos é a adoção de uma boa dieta, rica em cálcio e vitamina D (importante fator de controle do cálcio também), a realização exercícios físicos regulares em ambientes preferencialmente abertos (o banho de sol auxilia a vitamina D) e o acompanhamento regular com médico especialista na área, que segundo a ABRASSO (instituição brasileira que combate a osteoporose) pode ser o Ortopedista, Reumatologista, Ginecologista ou Endocrinologista.

    facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby featherDeixe um Comentário →

Deixe um Comentário

Cancelar Comentário

Photostream

facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather