• 11 NOV 16
    • 0
    Pé Plano

    Pé Plano

    O que é Pé plano?

    Sinônimos: pé chato, pés planus

    Pé “chato”, ou pé plano, é um formato especifico dos pés, que se apresentam com diminuição do arco plantar, determinando, assim que, ao ficar em pé, a planta do pé toque o chão por inteiro. A maior parte dos bebês apresentam pés planos, pois o arco ainda não se desenvolveu e também pelo fato dos pés terem uma maior quantidade de gordura, dando uma impressão de aplanamento. Com o crescimento, normalmente observa-se a mudança da forma dos pés, porém, esporadicamente, eles persistem até a idade adulta.

    Causas

    O pé plano ou chato pode ter como causa uma predisposição familiar ou ainda ser decorrente de um componente de hiperfrouxidão ligamentar. Alguns casos podem estar relacionados à malformações ósseas ou ao aparecimento de ossificações anômalas, nestes casos geralmente a pessoa apresentará dor nos pés, que se mostrarão mais evidentes na idade escolar. O aparecimento ou a intensificação do aplanamento do pé na idade adulta pode ter como causa uma ruptura tendinosa, que pode ser de origem traumática ou degenerativa (crônica), nestes casos a pessoa também apresentará dor no local.

    002_small-pe-plano

    Sintomas de Pé Plano

    A maioria das pessoas não sente nenhuma dor relacionada ao pé chato. Contudo, algumas crianças, apresentando hiperfrouxidão ligamentar, podem ter uma queixa de dor muscular nas pernas ou fadiga devida ao esforço. Caso a condição do paciente com pé chato seja mais grave, ela poderá vir acompanhada de dor, desequilíbrio mecânico da marcha e ainda interferir nas atividades funcionais da pessoa, limitando a pratica desportiva.

    O desenvolvimento do arco plantar normalmente ocorre entre os dois e os sete anos. Os pais devem estar atentos no caso de dores recorrentes, piora da deformidade, posicionamento assimétrico dos pés (um pé é diferente do outro), ou dificuldade na realização de atividades desportivas. Também deve-se atentar caso o pé chato surja apenas durante a idade escolar, pois este pode ser um sinal de uma barra óssea e é importante procurar auxílio médico ortopédico. O mesmo deve ser feito caso o paciente adulto apresente uma mudança na forma de seu pé, pois pode ser um indício de outras condições de saúde.

    Diagnóstico de Pé Plano

    O diagnóstico do pé plano ou chato inclui um exame físico em que o profissional avaliará o seu pé (parte da frente e de trás), pode pedir para que você ande descalço para que ele observe a forma (mecânica) do seu movimento e, ainda, pode verificar o padrão de gasto da sola do sapato. Além disso, caso o paciente sinta muitas dores, ele pode pedir os seguintes exames para integrar o diagnóstico:

    • Radiografia simples
    • Tomografia computadorizada
    • Ultrassonografia
    • Ressonância magnética

     

    Tratamento de Pé chato

    Se não há dor, ou formação de calosidades, tanto em adultos quanto em crianças, normalmente não é necessário nenhum tipo de tratamento. Em caso de dores, o médico pode recomendar os seguintes procedimentos de acordo com a causa e intensidade do incômodo: Suportes ortopédicos como palmilhas ou botas, Exercícios de alongamento, Uso de tipos específicos de sapatos e Perda de peso.

    pe-plano

    A cirurgia pode ser indicada nos casos de pés planos graves, principalmente quando provoca interferência no padrão de marcha, ou promova dor ou fadiga muscular devida ao esforço. Nestes casos, normalmente a cirurgia somente é indicada após os 10 anos de idade. Nos pés chatos associados à presença de barra óssea, lesões tendinosas ou ligamentares, a necessidade de intervenção cirúrgica é frequente.

    Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby featherDeixe um Comentário →

Deixe um Comentário

Cancelar Comentário

Photostream

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather