• 28 DEZ 18
    • 0
    Tendinopatia

    Tendinopatia

    A tendinopatia, denominada popularmente como tendinite do punho, é uma doença de caráter inflamatório que afeta os tendões localizados na região da articulação do punho e como conseqüência provocam dor. Os tendões são estruturas com a forma de um cordão fibroso e que apresenta elasticidade. Sua função é conectar os músculos aos ossos, por isso também possibilitam os movimentos de flexão, extensão e rotação da articulação.

    tendinite-7657375b15d

    Vários são os fatores que podem levar ao desenvolvimento das tendinites. Dentre os mais freqüentes temos o movimento repetitivo, prática de esportes e esforços, outras doenças (diabetes mellitus, algumas doenças reumáticas – como a artrite reumatóide –, e o hipotireoidismo), obesidade e idade do paciente (geralmente indivíduos acima dos 60 anos, pelo desgaste natural) podem ser uma das causas do desenvolvimento da tendinite no punho. Devido às alterações hormonais, mulheres parecem estar mais predispostas ao desenvolvimento da tendinite.

    O principal sintoma de tendinite é a dor no punho, a piora com movimentação, principalmente de rotação. Essa dor pode ser confundida com dores de origem muscular, como a fibromialgia, e pode se intensificar no período noturno. Os pacientes também podem apresentar edema (inchaço), vermelhidão no local, bem como ter dificuldade em realizar movimentos como pegar um copo.

    tendinite

    O diagnóstico de tendinite passa pelo exame físico e por exames de imagem, como a radiografia e a ultrassonografia, para definir um diagnóstico mais preciso e descartar outras doenças.

    O tratamento é feito através do método conservador. Nos casos mais brandos (agudos) é realizado o tratamento com o uso de anti inflamatórios e analgésicos, além de procedimentos como compressas de gelo assoaciadas a sessões de fisioterapia (para melhorar as dores e a inflamação, além de promover o fortalecimento da musculatura). Em casos mais graves o uso de órteses (talas) com a finalidade de imobilizar a articulação, diminuindo a compressão exercida sobre os tendões durante a movimentação ajudam. Tratamentos auxiliares como Acupuntura auxiliam na melhora das dores. A cirurgia está indicada nos casos que houver o rompimento do tendão.

    rizartrose (2)

    Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby featherDeixe um Comentário →

Deixe um Comentário

Cancelar Comentário

Photostream

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather