• 21 OUT 16
    • 1
    Joanete ou Hálux Valgo

    Joanete ou Hálux Valgo

    Mais uma Dica da série: Dores nos pés

    O que é o joanete?

    Joanete (ou Hálux Valgo) é o desvio ósseo que provoca uma saliência no dedo grande no pé (dedão), caracterizada principalmente pelo desvio da ponta do “dedão” (hálux) em direção aos outros dedos, formando uma saliência na articulação desse dedo. Joanete é o nome popular do hálux valgo.

    j1

    Quais as causas do joanete?

    A principal causa para o desenvolvimento de joanete, é a pressão que é feita nos dedos do pé, principalmente por sapatos apertados na parte da frente do pé (por exemplo, sapatos de pontas estreitas e saltos), que exercem uma força nos dedos do pé, principalmente nos das extremidades, causando o desenvolvimento de um joanete. Trata-se de um conjunto de deformidades que atinge primeiramente o hálux, sendo um problema progressivo, promovendo um desequilíbrio biomecânico de todo o pé, geralmente evoluindo para quadro doloroso incapacitante. A primeira deformidade é um desvio do dedão (valgismo), seguido de um aumento do volume da articulação metatarsofalangeana do mesmo. O joanete pode acometer ambos os sexos, mas é muito mais prevalente nas mulheres.

    Sintomas do joanete

    Mudança de posição do “dedão”, formando um “caroço/calo” na extremidade externa desse dedo do pé; dor que, às vezes, pode limitar a prática de esportes e até o caminhar normal da pessoa no seu dia a dia; o “calo” pode também ficar avermelhado (quando existe um quadro inflamatório); em casos mais avançados, os outros dedos também podem começar a “dobrar”, formando os chamados “dedos em garra”.

    evolucao

    Evolução do Hálux Valgo

    Causas do joanete

    As causas exatas não são conhecidas, mas existem fatores predisponentes: Genética, filhos de pais com hálux valgo têm maior probabilidade de desenvolvê-lo; uso frequente de saltos muito altos e sapatos de bico fino; pés planos (ou “chatos”); hipermobilidade do primeiro raio, ou quando os ossos que compõem o dedão têm uma grande mobilidade.

    Tratamento

    O tratamento para joanete, inicialmente, é feito evitando-se os fatores deformantes, como sapatos de salto alto e de bico fino (prevenção), juntamente com fisioterapia (alívio do quadro de dor) e uso de palmilhas ou “protetores de Joanete”. Nos casos mais graves, com dor que não melhora com nenhum tratamento conservador, a cirurgia está indicada, mas é necessário a boa indicação para se ter bons resultados.

    Agora você já sabe que joanete, na verdade, é o nome popular do hálux valgo, uma deformidade que o pé pode adquirir e que é muito mais prevalente entre as mulheres. Embora seja um quadro, em alguns casos, bastante incômodo, ele pode ser tratado sem grandes complicações. Por isso é fundamental procurar ajuda médica assim que notar os primeiros sinais deste problema.

    20120201094545657943u

    Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby featherDeixe um Comentário →
  • Postado por Lilia E. Mejia R. on 26 de abril de 2018, 16:29

    Ogracias

    Responder →

Deixe um Comentário

Cancelar Comentário

Photostream

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather